COMO LIDAR COM FAKE NEWS

O termo Fake News, traduzido do inglês, significa Notícias Falsas. Mas, diferente do que você possa imaginar, as Fake News são mais antigas do que você imagina. Apesar de ter ganhado força com as Redes Sociais, as mídias tradicionais lidam com isso há muito tempo.

Mas o que são Fake News?

Essas “notícias” podem ser criadas por erros de comunicação, como por exemplo uso de ironia e posterior deslocamento de sentido, manipulação de imagens ou pura invenção, mesmo.

As informações enganosas, apresentadas como “notícias” são criadas no intuito de ludibriar você, consumidor, para prejudicar alguém ou alguma empresa, por exemplo. Ou ainda, levar você a crer em algo que não existe somente para vender e conseguir cliques. Este é o caso de sites de fofocas com manchetes polêmicas e sites de humor satírico, que geram confusão em quem lê.
Não podemos esquecer que o termo Fake News pode ser usado para destruir a reputação de alguma cobertura profissional e notícia legítima. Quando Donald Trump, ex presidente dos EUA, queria se defender de alguma história negativa, ele dizia que era Fake News.

Mas como se defender das Fakes?

Segundo Claire Wardle, do First Draft News, há sete tipos de notícias falsas:

Fake News Meme - MenteBrava.com

1: sátira ou paródia (“sem intenção de causar dano, mas tem potencial para enganar”)
2: conexão falsa (“quando os títulos, imagens ou legendas não suportam o conteúdo”)
3: conteúdo enganoso (“uso enganoso de informações para enquadrar um problema ou um indivíduo”)
4: contexto falso (“quando o conteúdo genuíno é compartilhado com informações contextuais falsas”)
5: conteúdo impostor (“quando fontes genuínas são representadas” com fontes falsas e inventadas)
6: conteúdo manipulado (“quando informações ou imagens genuínas são manipuladas para enganar”, como com uma foto “adulterada”)
7: conteúdo fabricado (“novo conteúdo é 100% falso, projetado para enganar e causar danos”)

E é muita informação nova o tempo inteiro! Lidar com ela é muito difícil. Se já era difícil na Antiguidade, imagina depois da invenção da prensa de impressão?

Gutenberg - MenteBrava.com
dispositivo histórico criado por Johannes Gutenberg, em tipos móveis, onde poderia moldar o texto escrito encaixando letra por letra e acelerar o processo de escrita.


Que é difícil nós sabemos, mas não é impossível e precisamos dar importância a isso para não sermos produtos e produtores de mentira.
A poluição da informação gera 3 tipos de problemas:

Informações incorretas : informações falsas divulgadas sem intenção prejudicial.
Desinformação : criada e compartilhada por pessoas com intenções prejudiciais.
Mal informação: o compartilhamento de informações “genuínas” com a intenção de causar danos

Jornalista Meme - MenteBrava.com

Entenda que toda informação necessita de fonte. Se não há indicação de origem da informação, você precisa desconfiar. Por isso o trabalho dos jornalistas e profissionais da informação são essenciais. Eles checam isso para você e empenham seus nomes na veracidade dos dados disponibilizados. Se um dia eles errarem suas reputações, e logo suas profissões, estarão em perigo.

Obviamente você não tem como conhecer todos os jornalistas, mas pode controlar onde você busca as informações. Se você gosta de ler jornais, quais você assina? Se você prefere estar em redes sociais, quem você segue? E, ainda assim, qual o viés daquela pessoa/instituição?

Sim, sempre tem opinião por trás, por mais que nos esforcemos para mantermos neutralidade SEMPRE tem viés. E está tudo bem, desde que o consumidor esteja consciente disso. Você está?

Verifique informação Fake News Meme - MenteBrava.com

Se informação é tudo, saber identificar uma informação falsa é poder.


O que você faz no dia a dia para impedir as Fake News de se alastrarem?

E, ah! Compartilhe esse post no grupo da família 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *