EMOJIS OU EMOTICONS, O QUE SÃO E DE ONDE VIERAM?

As figuras geradas pelo sistema Unicode para representar emoções e tão presentes em nosso dia a dia são meros “conhecidos” nossos. Emoticons: Onde vivem? O que comem? O que representam? Qual a história deles?

São símbolos cheios de significado. Substituem frases inteiras. E, cada um deles pode ter sentidos diferentes, se usados em situações diferentes.

Acompanhe esse artigo e descubra um pouco mais sobre os emojis!

Emoticons ou Emojis?


Antes de mais nada, precisamos diferenciar os Emoticons dos Emojis. Sim, são coisas diferentes!

Há uma suspeita de que o primeiro Emoticon usado foi em 1862 no jornal New York Times. Não foi provado se o redator quis mesmo fazer uma brincadeira no texto ou se foi um erro. Como naquela época eram usados tipos móveis, eu prefiro acreditar que foi mesmo a intenção, pois como para para ter trabalho de buscar e encaixar um ponto-e-vírgula sem querer…? Mas não há certeza.

Depois, em 30 de março de 1881, a revista americana Puck, em um artigo sobre “Arte Tipográfica” usou os símbolos abaixo. Dessa vez temos certeza de que foi intencional.

O cientista da computação da Carnegie Mellon, Scott Fahlman, em 1982, 100 anos após o último registro, ressuscita os Emoticons. Ele enviou uma sugestão à faculdade: usar “marcadores de piadas” para ajudar na compreensão nos quadros de avisos online.
A evolução do Emoticon para o Emoji começou em 1993, quando a Unicode 1.1.0 lançou caracteres que lembram Emojis.

…quem lembra do chat da AOL?

Foram eles que difundiram em escala, pela primeira vez, o uso de ícones para expressão de sentimentos, ação ou status.

Nascem os Emojis

O artista japonês, Shigetaka Kurita, desenvolvendo um pacote de aplicações para um celular (i-mode) criou o primeiro conjunto de Emojis. Foram 176 símbolos criados, em 1999.

Pronto. Bastou nascer para conquistar o mundo. O MSN adotou, o Google em parceria com a empresa japonesa KDDI AU lançaram um conjunto unificado de Emojis, mas foi em 2008 que os Emojis ganharam a carinha mais próxima do que conhecemos hoje: a Apple produziu seus próprios Emojis para atender o mercado japonês. E em 2009 dois engenheiros da Apple enviaram uma proposta oficial ao Unicode para a adoção de 625 caracteres de Emojis. Em 2010 é lançado o Unicode 6.0 e os Emojis são oficialmente aceitos no padrão Unicode ♥

2015 chegou propondo inclusão e surge novos tons de pele para Emojis que representam pessoas. E 2016 propôs novas representações identitárias, com o Emoji com hijab:

Hijab emoji coming to the iPhone as part of iOS 11.1 update | The  Independent | The Independent
foto do emoji com jihab. Além disso, há personagens com tons de pele diferentes e representação de profissões.

Oxford Dictionaries anunciou um Emoji como a palavra do ano:

Este emoji é a 'palavra do ano', segundo o Dicionário Oxford | Super
palavra do ano foi um emoji (carinha sorrindo)

Gostou da matéria?
Se quiser mais conteúdos sobre esses queridinhos, deixe-me saber nos comentários!
E, ah! Também deixa lá o seu Emoji preferido. Os que eu mais uso são esses aqui:

Qual o seu emoji preferido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *