TECNOLOGIAS BIZARRAS QUE AFETAM A NOSSA PRIVACIDADE

Como algumas tecnologias podem afetar a nossa privacidade e porque isso é importante? Passe as imagens para conhecer algumas tecnologias que devemos conhecer e nos atentar como consumidores e profissionais.

Rastreamento de Telefone celular, mesmo off-line

O compartilhamento de tecnologias permite que haja identificação de sua localização por meio de torres de transmissão terrestres.

Logo, mesmo sem internet e GPS você pode ser encontrado se estiver com seu celular.E a gente está com o nosso o tempo inteiro, não é?

Aparelhos com comando de voz que te escutam o tempo inteiro

Em 2015 ouvi falar disso pela primeira vez, quando a Sansung lançou uma TV que atendia por comando de voz. Ela ouvia e gravava tudo no ambiente para poder atender ao usuário quando ele precisasse. Mas os Assistentes Pessoais (Siri, Cortana, Alexa) fazem isso também e já foi “normalizado” pela sociedade. Até Tio Zucker abafa o microfone de seu notebook.

Deep fake: manipulação de sons e imagens em vídeos, fotos e gifs

Essa tecnologia de Inteligência Artificial permite que consigamos produzir montagens de modo que o rosto de alguém seja incluído na cena e o áudio seja alterado usando a voz desse alguém. Assim, criamos um vídeo que parece real, mas é falso.

Tem sido muito usado para humor, mas se cair em mãos erradas pode fazer muito estrago.

Não vamos demonizar a tecnologia, ok?!

Os sistemas tecnológicos estão em processo de desenvolvimento. E você precisa participar ativamente para não ser instrumento.

Eu fiz esse artigo pra trocar ideia! Qual sua opinião? Qual te deu mais medo? Qual você nem conhecia? Deixe-me saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *